Políticas de Privacidade

AVISO DE PRIVACIDADE

Almeida Junior Shopping Centers, tem como valor a proteção da privacidade e garante que os dados pessoais tratados por ela somente sejam utilizados de acordo com o presente Aviso de Privacidade e com a legislação de privacidade e proteção de dados aplicável, especificamente a Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados LGPD.

A Almeida Junior Shopping Centers, com sede na Capital do Estado de São Paulo, Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 2277, 16º andar, conjunto 1604, Edifício Plaza Iguatemi, Jardim Paulistano, CEP 01452-000, inscrita no CNPJ/MF sob nº 82.120.676/0001-83, por si, suas subsidiárias, empresas ou entidades que administra (em especial AJ Realty Desenvolvimento Imobiliario Ltda., CNPJ: 35.312.187/0001-43) e shopping centers nos quais possui ou detém participação é a controladora dos dados pessoais tratados para fins da presente política de privacidade.

Este Aviso de Privacidade estará disponível para consulta, em formato digital, na seção “Aviso de Privacidade” na parte final sítio eletrônico www.almeidajunior.com.br. De modo que é fundamental para nós, através deste Aviso de Privacidade, explicarmos de forma clara e transparente, como, quando e onde tratamos os dados de nossos usuários durante e após o seu relacionamento conosco. Além disso, este Aviso de Privacidade tem como intuito informar os direitos dos usuários e esclarecer quando e como poderá exercê-los. Sugerimos que leia nosso Aviso de Privacidade, e caso restem dúvidas, sinta-se à vontade para esclarecê-las através do contato de nosso Encarregado de Proteção de Dados identificado ao final deste documento.

1. O que são dados pessoais conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais?

São aqueles que permitem identificar uma pessoa natural, tais como: nome, data de nascimento, CPF, e-mail, RG, dados de localização e outros.

2.Dados que podemos coletar sobre você:

Na sua interação conosco podemos coletar alguns tipos de dados pessoais, dentro os quais destacamos as seguintes hipóteses:

2.1Dados que você pode fornecer diretamente para nós:

  1. Nome completo, endereço de e-mail, endereço, números de telefone, data de nascimento, idade;
  2. Em situações excepcionais poderá fornecer alguns dados relativos à documentos como, por exemplo, número de RG ou CPF;
  3. Em algumas situações você poderá fornecer a placa de seu veículo automotor como, por exemplo, perda de tíquete de estacionamento, necessidade de pernoite do veículo em nosso estacionamento;
  4. Outros tipos de dados pessoais que não foram exemplificados, mas que você pode compartilhar de forma livre, expressa e consentida conosco;

2.2 Existem, ainda, dados pessoais que podemos coletar utilizando sistemas que faram o tratamento dos dados de forma automática e que poderá ocorrer por conta de sua experiência em alguns de nossos shoppings, dentre os quais podemos destacar:

  1. Ao se cadastrar no Wi-fi de nosso Shopping, em seu cadastro e no uso do Wi-fi podemos coletar os dados do seu dispositivo que se limitam ao endereço de IP (Internet Protocol), sistema operacional usado, em alguns casos o dados relativos à geolocalização e caso possua, a identificação de seu dispositivo de acesso à internet cadastrado;
  2. As imagens registradas pelo sistema de CFTV (Circuito Fechado de TV – Câmeras de segurança) que são confidenciais e protegidas nos termos da legislação vigente e, em alguns casos, a placa do veículo através de sistema de reconhecimento de placas localizado em nossas cancelas de estacionamento;

2.3. Qual a finalidade de uso dos seus dados pessoais?

Podemos usar os seus dados pessoais para as seguintes finalidades:

  1. Registro de sugestões, reclamações ou elogios em nosso Serviço de Atendimento ao Cliente ou sistema de FALE CONOSCO;
  2. Empréstimo de materiais como, por exemplo, cadeiras de rodas, carrinhos de bebê;
  3. Emissão e registro de seu CPF no sistema de nota fiscal eletrônica, bem como a cobrança do estacionamento;
  4. Participação em promoções comerciais;
  5. Prover a segurança física e patrimonial de nossos clientes, lojistas e prestadores de serviços;
  6. Atendimento à solicitação de informações – Receber e responder a dúvidas, fornecer materiais informativos (plantas, folders, memoriais descritivos), agendar visitas ou simulações;
  7. Elaboração de proposta comercial ou simulação de financiamento – Utilizar dados para simular condições de pagamento, elaborar proposta personalizada, ou iniciar tratativas preliminares contratuais.
  8. Prevenção à fraude e segurança da operação – Confirmar identidade, prevenir fraudes na simulação de crédito, falsidade de documentos ou tentativas de golpes.
  9. Compartilhamento com corretores credenciados – Enviar dados para corretores ou imobiliárias vinculadas à incorporadora para dar continuidade ao atendimento.
  10. Controle de acesso ao empreendimento fora do horário de funcionamento;
  11. Melhorar a sua experiência na visita ou uso de nossos Shoppings, oferecendo informações de produtos e de nossos serviços;
  12. Uso do sistema de Wi-fi;
  13. Cadastro no sistema de uso de nosso ambulatório ou atendimento pré-hospitalar, bem como nos fraldários ou espaço família;
  14. Registro de alguma ocorrência envolvendo você como, por exemplo, colisão de veículos;
  15. Estabelecimento de parceria comercial;
  16. Cadastro para recebimento de informações sobre comercialização de imóveis;
  17. Controle de acesso e saída de veículos em nossos empreendimentos;
  18. Cadastro para trabalhar conosco;
  19. Participação em eventos promovidos pela Almeida Junior e garantir que você possa participar deles se tiver interesse; viabilizar as comunicações com você, inclusive mediante o envio e recebimento de e-mails e mensagens de texto (SMS). Isso pode incluir, mas não está limitado a comunicações de marketing sobre produtos e serviços disponíveis nos nossos Empreendimentos, bem como sobre promoções e eventos que possam lhe interessar;

2.4 Dados sensíveis.

Em regra não serão coletados dados sensíveis de nossos usuários.
Assim, não haverá tratamento de dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
A única hipótese de tratamento de dados pessoais sensíveis que poderá ocorrer é a relacionada ao atendimento pré-hospitalar nos casos de alguma ocorrência que envolva esse tipo de atendimento prestado por um de nossos colaboradores ou por empresa contratada pelo Shopping, mas garantimos que o tratamento é realizado dentro do que é previsto na Lei Geral de Proteção de Dados e com a finalidade específica de realização de atendimento pré-hospitalar, ocasião em que poderão ser tratados os seguintes dados pessoais sensíveis: pressão arterial, temperatura corporal ou levantamento de histórico de doenças/ necessidades especiais para o atendimento.

3. Cookies.

Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários.
Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies do site.

Os cookies do site são aqueles enviados ao computador ou dispositivo do usuário e administrador exclusivamente pelo site.
As informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado.

b. Gestão de cookies.

O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:

Internet Explorer: https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete- manage-cookies
Safari: https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac
Google Chrome: https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt
Mozila Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites- usam
Opera: https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.

4. Coleta de dados não previstos expressamente.

Eventualmente, outros tipos de dados não previstos expressamente nesta Política de Privacidade poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos com o consentimento do usuário, ou, ainda, que a coleta seja permitida com fundamento em outra base legal prevista em lei.

Em qualquer caso, a coleta de dados e as atividades de tratamento dela decorrentes serão informadas aos usuários do site.

5. Compartilhamento de dados pessoais com terceiros.

Nós compartilhamos alguns dos dados pessoais mencionados nesta seção com terceiros.

  • Empresas integrantes do Grupo Almeida Junior: As empresas do grupo, caso existam, podem compartilhar entre si os dados pessoais tratados a partir da prestação dos Serviços a fim de operar, executar, aprimorar, entender, personalizar, dar suporte, desenvolver estratégias, exercer direitos e prevenir fraudes.
  • Prestadores de serviço terceirizados: Trabalhamos com prestadores de serviço terceirizados para nos ajudar a operar, executar, aprimorar, entender, personalizar, dar suporte aos nossos Serviços. Quando compartilhamos dados com prestadores de serviço terceirizados, exigimos que eles utilizem seus dados de acordo com nossas instruções e termos ou mediante seu consentimento expresso, quando aplicável.
  • Parceiros de negócio: Nesses casos, garantiremos que você tenha conhecimento do compartilhamento e, quando necessário, coletaremos seu consentimento para tanto.
  • Órgãos reguladores, autoridades judiciais ou administrativas: podemos compartilhar os seus dados pessoais para prestar às autoridades competentes todas as informações que forem solicitadas com relação ao Titular. Ademais, podemos compartilhar os seus dados pessoais com autoridades públicas ou entidades privadas para combate à fraude e abuso no uso dos Serviços, para investigação de suspeitas de violação da lei, para defender nossos direitos ou para combater qualquer outra suspeita de descumprimento das nossas políticas e contratos.
  • Com a sua autorização: Em outros casos não previstos acima, havendo o objetivo de compartilhamento dos dados pessoais e informações, caso necessário, enviaremos a você uma notificação com informações a respeito de tal compartilhamento para solicitar o seu consentimento, para finalidade determinada.

Em qualquer caso, o compartilhamento de dados pessoais observará todas as leis e regras aplicáveis, buscando sempre garantir a segurança dos dados de nosso usuários, observados os padrões técnicos empregados no mercado.

6. Por quanto tempo seus dados pessoais serão armazenados.

Armazenamos e mantemos suas informações: (i) pelo tempo específico exigido por lei; (ii) até o término do tratamento de dados pessoais; ou (iii) pelo tempo necessário a preservar o legítimo interesse do Shopping (como, por exemplo, durante prazos prescricionais aplicáveis ou cumprimento de obrigação legal ou regulatória).

O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá quando for verificado:

  • Que a finalidade para qual os dados foram coletados foi alcançada, e que os dados pessoais coletados deixaram de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade específica almejada;
  • Uma manifestação do Titular nesse sentido, quando do término da relação entre o Shopping e o Titular; ou
  • Determinação legal

No caso da revogação de consentimento ou solicitação de exclusão dos seus dados pessoais, algumas informações ainda poderão ser mantidas conforme necessário para cumprimento de obrigações legais, exercício regular de direitos, atendimento de interesse legítimo, detecção e prevenção à fraude.

Nesses casos de término de tratamento de dados pessoais, ressalvadas as hipóteses estabelecidas pela legislação aplicável ou pelo presente Aviso de Privacidade, os dados pessoais serão eliminados.

7. Bases legais para o tratamento de dados pessoais.

Uma base legal para o tratamento de dados pessoais é um fundamento jurídico, previsto em lei, que justifica o tratamento. Assim, cada operação de tratamento de dados pessoais precisa ter uma base legal a ela correspondente.

Nós tratamos os dados pessoais de nossos usuários nas seguintes hipóteses:

– mediante o consentimento do titular dos dados pessoais;
– para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
– execução de contrato ou procedimentos preliminares;
– para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
– para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral;
– quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador;

7.1 Consentimento.

Determinadas operações de tratamento de dados pessoais realizadas em nosso site dependerão da prévia concordância do usuário, que deverá manifestá-la de forma livre, informada e inequívoca.

O usuário poderá revogar seu consentimento a qualquer momento, sendo que, não havendo hipótese legal que permita ou que demande o armazenamento dos dados, os dados fornecidos mediante consentimento serão excluídos.

Além disso, se desejar, o usuário poderá não concordar com alguma operação de tratamento de dados pessoais baseada no consentimento. Nestes casos, porém, é possível que não possa utilizar alguma funcionalidade do site que dependa daquela operação. As consequências da falta de consentimento para uma atividade específica são informadas previamente ao tratamento.

7.2 Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador.

Algumas operações de tratamento de dados pessoais, sobretudo o armazenamento de dados, serão realizadas para que possamos cumprir obrigações previstas em lei ou em outras disposições normativas aplicáveis às nossas atividades.

7.3 Proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro

Em determinadas situações, poderemos tratar dados pessoais com fundamento na base legal que permite o tratamento de dados pessoais quando necessário para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiros. Essa hipótese aplica-se, por exemplo, em casos de emergências médicas, acidentes ou qualquer outra situação que envolva risco iminente à saúde ou segurança, nas quais a obtenção prévia do consentimento do titular seja inviável. Nesses casos, o tratamento será limitado ao estritamente necessário, com o objetivo de preservar a integridade e a segurança dos envolvidos.

7.4 Execução de contrato ou procedimentos preliminares

A base legal “execução de contrato ou de procedimentos preliminares” está prevista no artigo 7º, inciso V da LGPD, e permite o tratamento de dados pessoais sem necessidade de consentimento, desde que esse tratamento seja necessário para cumprir obrigações contratuais ou para tomar medidas preliminares a pedido do titular dos dados.

7.5 Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

Algumas operações de tratamento de dados pessoais, sobretudo o armazenamento de dados, serão realizadas para que possamos cumprir obrigações previstas em lei ou em outras disposições normativas aplicáveis às nossas atividades.

7.6 Legítimo interesse

Para determinadas operações de tratamento de dados pessoais, nos baseamos exclusivamente em nosso interesse legítimo. Para saber mais sobre em quais casos, especificamente, nos valemos desta base legal, ou para obter mais informações sobre os testes que fazemos para termos certeza de que podemos utilizá-la, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais por algum dos canais informados nesta Política de Privacidade, na seção “Como entrar em contato conosco”.

8. Direitos do usuário.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei no 13.709/18), no art. 18, elenca os direitos dos titulares dos dados pessoais, os quais passamos a detalhar abaixo:

Direitos do Titular: O Titular tem direito a obter do Controlador, em relação aos dados por ele tratados, a qualquer momento e mediante requisição:

I – confirmação da existência de tratamento;
II – acesso aos dados;
III – correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei no 13.709;
V – portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa e observados os segredos comercial e industrial, de acordo com a regulamentação do órgão controlador;
VI – portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
VII – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da Lei no 13.709;
VIII – informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
IX – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
X – revogação do consentimento, nos termos do § 5o do art. 8o da Lei no 13.709/2018.

É importante destacar que, nos termos da LGPD, não existe um direito de eliminação de dados tratados com fundamento em bases legais distintas do consentimento, a menos que os dados seja desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o previsto na lei.

9.Como o titular pode exercer seus direitos.

Os titulares de dados pessoais tratados por nós poderão exercer seus direitos a partir do envio de mensagem ao nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais. As informações necessárias para isso estão na seção “Como entrar em contato conosco” deste Aviso de Privacidade.

Para garantir que o usuário que pretende exercer seus direitos é, de fato, o titular dos dados pessoais objeto da requisição, poderemos solicitar documentos ou outras informações que possam auxiliar em sua correta identificação, a fim de resguardar nossos direitos e os direitos de terceiros. Isto somente será feito, porém, se for absolutamente necessário, e o requerente receberá todas as informações relacionadas.

10. Medidas de segurança no tratamento dos dados pessoais.

Empregamos medidas técnicas e organizativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, extravio ou alteração desses dados.

As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdades do usuário, e os padrões atualmente empregados no mercado por empresas semelhantes à nossa.

Ainda que adote tudo o que está ao seu alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro como em caso de ataques de hackers ou crackers ou, ainda, em caso de culpa exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando ele mesmo transfere seus dados a terceiro. Assim, embora sejamos, em geral, responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essas, sobre as quais não temos nenhum tipo de controle.

De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para qualquer de nossos usuários, comunicaremos os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados acerca do ocorrido, em conformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais art.53, Lei.13.709/2018.

11. Reclamação à AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – ANPD.

Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, os titulares de dados pessoais que se sentirem, de qualquer forma, lesados, podem apresentar reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

12. Alterações nesta política.

Nos reservamos o direito de modificar, a qualquer momento, as presentes normas, especialmente para adaptá-las às eventuais alterações feitas em nosso site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.

Sempre que houver uma modifição, nossos usuários serão notificados acerca da mudança.

13. Dados de Crianças

Como regra, não tratamos dados de criança para prestar nossos Serviços.

14. Como entrar em contato conosco.

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre este Aviso de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais:

Nome: Bernardi Advogados
E-mail: dpo@brdadvogados.com.br

ATUALIZADO EM 25 JUL 2025.